segunda-feira, 7 de junho de 2010

Mutuca!



Já ouviram falar da bendita mosca chamada mutuca? Pois é aquela mosca grandinha, que gosta de picar cavalos, bois, e, pelo que vi, tb humanos. Ontem levei 2 picadas de uma dessas, e já tinha levado uma terceira picada há algumas semanas. A primeira me deu tonturas, dores pelo corpo, e ficou uma mancha feia até hoje, na perna. As duas de ontem, me fizeram amanhecer hoje com inchaços enormes no local da picada, além das tonturas tb. Devido a isso, resolvi colocar algo sobre esses insetos aqui no blog hoje. Então, lá vai.

*

A mutuca tem o nome científico Tabanus bovinus e tem como características principais corpo redondo, colorido com tonalidades vivas e brilhos metálicos. Possuem o abdome fusiforme, cabeça volumosa mais larga que o tórax, olhos ocupam quase toda a superfície, antenas curtas, aparelho bucal curto tipo picador-sugador, tromba adaptada para picar e sugar, asas claras com pequenas manchas , antenas relativamente longas e tamanho maior que o de uma mosca doméstica . Ataca o gado bovino e equino, de grande porte, com comprimento variando de 2 a 2,5 cm.
Larvas são anfíbias com forma de cones alongados. Têm dois ganchos na cabeça e o abdome almofadado. Isso lhes permite rastejar em chão úmido sobre plantas aquáticas. As mandíbulas da mutuca são como um par de espadas afiadas, com saliências nos lados como se fossem serras, e que se cruzam como as lâminas de uma tesoura. Suas maxilas são como pequenas lanças de ponta aguçada, capazes de entrar e sair de um orifício como se fossem uma broca pneumática. Mas isso não é tudo. Esse estranho cirurgião, como se estivesse numa sala cirúrgica, suga o sangue de sua vítima, usando seu aparelho sugador. Finalmente, usa um anticoagulante para que o sangue não coagule. A picada da mutuca em si não é prejudicial, embora seja dolorosa, contudo, pode transmitir moléstias: a doença do sono ao ser humano na África e aos cavalos na Índia. No campo este inseto incomoda o gado e cavalos, pousando geralmente na região da anca, dorso do animal, pescoço e patas, locais onde o animal dificilmente consegue "espantá-las". Além de perturbarem o hospedeiro, podem transmitir agentes infecciosos e desencadear reações alérgicas.
Habitat – áreas rurais, pastagens e capoeiras. Vivem em geral próximas aos criadouros, abrigando-se nas matas.
Ocorrência – todo o Brasil
Hábitos – pica durante as horas quentes do dia. Raramente invadem casa e estábulos, preferindo picar animais a céu aberto. Predominam nos meses quentes e chuvosos, emergindo os adultos sempre nas mesmas estações do ano.
Alimentação – as larvas são carnívoras, alimentam-se de pequenos invertebrados de água doce. As fêmeas alimentam-se de sangue, isto é, são hematófagas. Os machos alimentam-se de pólen e néctar das flores.
Reprodução – os ovos são colocados às centenas em plantas aquáticas e junto das águas e as larvas desenvolvem-se na água.
Predadores naturais – peixes, anfíbios, aves, pássaros e répteis.

*

Bom, é isso. Estou colocando gelo e passando vick, que descobri pela net que pode ser bom. Se não melhorar, vou ao médico depois. Aviso o resultado em um próximo post. ^^

18 comentários:

Anônimo disse...

Cara essa mutuca é uma peste, picou meus filhos vária vezes e dependendo do número de picadas ele tiveram que tomar injeção antialérgica,se forem mais de dez picadas fica-se impossibilitado de andar devido ao inchaço causado pela mutuca. Devem faltar predadores para elas já que sua preferencia são animais. Vinagre também é muito bom para tirar a coceira e ajudar a cicatrização e não deixa marcas na pele, apesar de arder um pouco.

Marlene Koch disse...

Achei tua postagem na busca do google, depois vou ver acima se vc melhorou. Mudei-me a menos de um ano para uma região perto do mangue, o pessoal daqui afirma que a tal butuca começa a atacar em fins de outubro e termina em fins de novembro. Culpam as flores do araça pela chegada delas. Nunca fui alérgica a nada, agora experimentei do veneno da poderosa. Em um mês de convivência com elas, agora estou no ponto de sair aos gritos cada vez que vejo uma ou.. que eu sou picada. Confesso que não daria para viver um ano inteiro convivendo com essas sugadoras. Inchaço, coceira é o rastro que elas deixam na gente e cada mordida é lembrada por dias e pior... nas noites quando queremos dormir a coceira começa. Esses bichinhos são um arraso e... inesquecíveis. Li toda tua colocação e confesso que quase vi uma voando dentro da tela aqui no teu blog. São... traumas. Prefiro os pernilongos.

Unknown disse...

Mary
Estava dando uma olhada no seu blog e vi um comentário interessante,agora moro numa ilha que tem mangue a sua volta e por aqui as tais bichinhas(butucas ou mutucas) aparecem de outubro a abril, nós agora estamos usando a boa e velha Q Boa ou Candida ou agua sanitária como queiram na hora da picada(dentada ou mordida)sei que pra quem sente doi e muito, bom como vamos pescar levo em vidrinhos tipo colirio ou algum que saia pqnas gotas (mas nao esqueçam de colocar rótulo bem grande dizendo Q BOA para nao confundir so assim temos uma dor e coceira por período bem mais curto,e mesmo assim uso antialergico em pomada ou gel no local.

Pedro disse...

Pessoal,

É preciso entender que quando a mutuca começa a rodear, ela não para, até picar. Quando ela começar a rodear o corpo, esperem observando atentamente até o pouso. Quando a danadinha pousar ela estará ocupada preparando a perfuração e nesse momento é que deve ser feita a intervenção. Um tapa certeiro fará com que ela caia no chao, proporcionando a chance da vingança, a famosa pisada de elefante (pisada mortal), só para garantir, pq às vezes ela só cai tonta e volta a voar. Desse jeito, não tem erro. É facil de reconhecer a mutuca ela tem um jeitão de mosca varejeira com abelha ....é meio amarelinha.
Lembrem-se do 04 passos: Observar, mirar, meter um tapa e o ato final: pisada de elefante (ela deve ser acompanhada do grito de vingança, tipo aquele que Van Damme dá em camera lenta nos filmes de luta que ele fazia (tudo isso para extravazar a raiva que acumulamos por esses bichinhos atacarem nossos filhinhos queridos e indefesos)
Abraço à todos!

toni disse...

passei a conviver com essa praga
em regime de alerta total , parece estranho ao me ver na chacara armado com um mata mosca , tudo tem seu ato falho . ela rodeia rodeia e tem preferencia as partes fora do campo de visão ,quando sente sua ausencia pode notar que ela pousou , ai entra a infalivel arma não dando chance p/ essa praga.apos o pouso leva até 5 segundos a ferroada porém umas basta 2 segundos . tudo que foi dito p/ aliviar o apos ataque a prometazina (creme fernegan) se mostrou muito eficiente tanto p/ adultos e crianças .

Silva2 disse...

No sítio de meu sogro ta infestado de mutucas, é fácil matar uma quando ela tenta me picar. Parece que estão espetando uma agulha, mas ela é lenta, portanto é só matá-la no ato, a mesma não tentar voar no momento da picada, depois é só completar o serviço esmagando-a."pisada de elefante" vingança total

fredi disse...

CARA , ESTAVA NA CHACARA DO MEU AMIGO , E ESTAVAMOS TOMANDO BANHO DE ARROIO E ENTAO DUAS MUTUCAS ME RODIARAM ENTAO EU SAI DA AGUA E FUI PARA A CABANA ENTAO QUANDO ESTAVA SENTADO ELAS ME PICARAM AS DUAS NO PESCOÇO E EU SO SENTI QUANDO ELA ESTAVA ME PICANDO , ISTO DÓI MUITO , VOCES NAO SABEM ALGUMA COISA QUE ELAS NAO GOSTEM TIPO , UM REPELENTE PARA MUTUCAS ALGUM CHEIRO QUE ELAS NAO GOSTEM ?

Diel Gomes disse...

Moro no maranhao e esses ultimos 3 dias uns parentes meus vieram aqui pra casa ai meu pai inventou de ir ha um balneario de uma amigo dele, tudo bem fomos esses 3 dias ao balneaio, 1º dia chegando lá ja me deparei com uma dessas, nada de picada ok, passando um tempo começou a chover, ai as mutucas começaram a atacar de vez.1º 4 picadas, voltamos pra casa no final do dia.(muita coceira na perna)
No dia seguinte fomos pra la de novo, só q dessa vez nao choveu, ai lá pras 16:00 elas começaram a atacar de novo, + 3 picas.¬¬(tbm na perna)
3º dia, voltamos lá d novo (aaaafffff) ate pensei em fik em casa porem iriam chegar tarde, e como sou menino e tenho 14 anos e num sei frita nem um ovo pra janta acabei indo, passamos o dia todo lá, ai acabou escurecendo, quando pensei q elas (as mutucas) nao me atacariam mais,
levo + 4 picadas(tbm na perna ¬_¬)meu pai falou q eu tenho o sangue doce, no total 11 picadas dessas pragas, 6 em uma perna e 5 em outra,e o pior e q quando elas pousam na gente a gente praticamente nao sente ela pousar, quando a gente vai ver ela ja picou.
To com as pernas todas enxadas, e doi um poco quando eu ando, por isso to evitando andar d+ ate começar as aulas.
To com as marcas vermelhas (umas manchas enormes) das picadas nas pernas, da ate vergonha de usar short.
Nao piso naquele maldito balneario tão cedo. u.u

SANDRA disse...

Olá pessoal!!
Ontem levei 3 picadas na perna dessa maldita mosca!!
Dói, mas dói de verdade!!!!
O que me dói mais é lembrar que náo pude matar a danada.

Anônimo disse...

Olha só... Estou com 7 picadas essa mosca.. q eu achei q fosse inofensiva. Doeu sim a picada e coça muito depois. Demora para cicatrizar. Uma dica muito boa que funcionou para mim: Cebola! Desincha e pára de coçar na hora.
Ela não transmite doença?
Estou com medo.
Obrigada.
Ana

Aline Azevedo disse...

Rapaz, fiz uma busca na net pq ontem passei muito mal com uma crise alérgica e agora tive a constatação de q foi essa mutuca...meu tio tem um sítio e lá é cheio dessas moscas...tomei tanta picada q teve uma hora q saí correndo e 3 delas estavam atrás...elas picam atravém da roupa!!! Incrível!!! Só com antialérgico é q melhorei, mas no dia seguinte meu corpo estava todo dolorido...horrível.

Unknown disse...

Gostei das informaçoes!
Moro numa área urbanizada porem com muita vegetaçao, e ja me disseram que a poucos km da minha moradia tem uma criaçao de gado(especie de sitio)por isso aparecem muitas dessas moscas na minha casa, e eu fico pra morrer qdo uma delas "pega" a mim ou aos meus filhos.
Busco por uma solução pra essa peste!
Por enquanto, o jeito é ficar na água gelada ou no alcool.

Professora Maria da Conceição disse...

Olá sou formada em Biologia e alérgica a mutuca. Gostei da postagem a poucos dias fui picada por elas e quase me matam...Rsrsrs
Dói muito e fico toda inchada...
Amo a natureza e até as mutucas mais elas, bem longe da minha pele...
Abraçõs adorei a postagem.

Dé Artesanatos disse...

Ola fui passar o fim de semana na praia mas precisamente no sitio do meu sogro no litoral norte ... aff as mutucas estavam de mais eu devo ter levado umas vinte picadas ... terrivel será que ninguem sabe oque fazer para evitar a picada ??

Rubens Novaes disse...

Do lado do meu sítio tem uma fazenda cujo o antigo proprietário sr Dalty teve que chamar uma empresa de pesticida devido ao surto de mutucas que ocorreu em uma plantação de melancia. Eu soube deste problema quando, fui roubar uma melancia. Levei tanta picada que fui parar no hospital com grave estado alérgico. Na época tinha uns oito anos quase matei minha mãe do coração...

JQJ disse...

Pesquisei na internet e encontrei uma receita de repelente, Limão com cravo vou experimentar.

Reinaldo disse...

Pessoal até então não conheço algo que possa ser feito para evitar a picada de mutuca e certo é que quando você não sentir mais a presença dela é porque está se deliciando do seu sangue em qualquer parte de seu seu corpo que esteja descoberta. Para amenizar a coceira da picada use pomada "MINÂNCORA" É MAIS BARATo. Tente ler as informações do frasco.

Unknown disse...

kkkkkkk, soh rindo dos comentarios para nao chorar. enfim, .... acabei de voltar de riviera de sao lourenco, vou umas 3 a 4x por ano, desde 2001. nunca tive problemas com mutuca, mas das ultimas 2 vezes tive o prazer de conhecer esses bichinhos. Vamos la, ja experimentei algumas pomadas para picadas de inseto, mas nao resolveram. o que aliviou mesmo foram 3 itens. Oleo de Copaiba, Minancora e Gelo. desses 3, se tiver que escolher um. fico com a minancora. eh barato, nao fica tao melado que nem a copaiba, e o gelo eh apenas instantaneo, a minancora segura a coceira por algumas boas horas. A experiencia passada foi tao angustiante, que ontem mesmo ja passei numa farmacia e comprei um anti alergico com corticoide, se ajuda ou nao, ... nao sei... ja pesquisei muito... e tem inumeras receitas ,desde caseiras ate remedios... mas chego a conclusao de que nao da para passar sem sofrer. Bom, é isso! se vc avistar algo parecido com mosca... fuja! corra pro banheiro... nao adianta passar repelente, .. nao adianta ficar fazendo a dancinha para espantar... fuja e se esconda bem!